Consistência

Consistência

“As pessoas são recompensadas em público por aquilo que fazem durante anos em privado”
Anthony Robbins

Depois do foco e da motivação, chegou a vez de ser CONSISTENTE!

Ser consistente significa dedicares-te totalmente e sem distrações a uma tarefa, a um plano de treino ou a um objetivo traçado.
Ser consistente significa comprometeres-te a agir proativamente a longo prazo até atingires o objetivo definido.
Ser consistente significa focares-te no presente e repetires hábitos e rituais que todos os dias te aproximam mais do teu objetivo.
Ser consistente significa seres capaz de medir os resultados das tuas ações diárias de forma a aprenderes com os erros e com os sucessos para assim seres capaz de ajustar a rota sempre que necessário.

E neste caminho o único responsável pelas tuas escolhas, pelas tuas decisões, pelo que fazes e pelo que não fazes és TU.

Hoje em dia existe a tendência de querer resultados para ontem. No entanto, ser consistente nada tem a ver com resultados rápidos. Quando a intenção é chegar a um objetivo concreto, ser consistente significa praticar, repetir, aprender e evoluir ao longo de um certo tempo. Através do compromisso e da repetição, crias as condições necessárias para melhorares o teu desempenho, para te tornares mais eficiente e mais forte, para perceberes as tuas necessidades e os teus limites e para ajustares as tuas escolhas com base na tua experiência até chegares à tua meta.

Todos nós temos exemplos do quanto a consistência pode ser poderosa para o bem e para o mal. Imagina por exemplo uma pessoa que todos os dias escolhe comer uma guloseima. Apesar de parecer um ato insignificante hoje, amanhã ou depois de amanhã, haverá um dia em que esses atos repetidos de forma consistente trarão os seus resultados e em que os problemas de saúde aparecerão.

Por isso lembra-te: por pouco que faças todos os dias, se as tuas ações forem consistentes e no sentido do teu propósito, todos os dias elas te aproximarão mais da tua meta!

A minha dica? Usa a energia das cores LASER a teu favor!
Apesar da flexibilidade de cores ser o teu trunfo para inovares (laranja), para cumprires (vermelho) e para partilhares (verde), a energia azul será aqui a tua grande aliada para te manteres consistente por mais tempo através do conhecimento, planeamento e segurança.

Conhecimento:

Define a tua intenção, as tuas prioridades e as tuas metas de acordo com os teus valores. Ao garantires que intenção, prioridades e valores estão alinhados, garantes também o sucesso do teu foco. A tua experiência, por sua vez, dar-te-á muitas respostas.

Perguntas interessantes a fazer:

  • Qual é a minha intenção? O que é importante para mim?
  • Com base na minha intenção, quais são as minhas prioridades?
  • As minhas prioridades respeitam os meus valores?

O que aprendo com a minha experiência que permite melhorar o meu desempenho, criar hábitos que me sirvam e que me aproximam da minha meta?

Planeamento:

Ao traçares um plano de ação, tornar-se-á mais fácil manteres-te consistente pois saberás a cada momento qual o próximo passo a dar.

Perguntas interessantes a fazer:

  • O que eu preciso exatamente de fazer para respeitar a minha intenção?
  • Que hábitos devo instalar e repetir?
  • Quando exatamente quero que esses hábitos aconteçam? Como? Quantas vezes?

Segurança:

Muitas vezes não é apenas o que fazemos que interessa mas sim o que evitamos fazer que faz toda a diferença a longo prazo. Pensa por exemplo em tudo o que possas fazer que te distraia ou te afaste do teu objetivo. Apesar desses atos parecerem insignificantes no momento, estarás na verdade a arranjar desculpas para procrastinar o que definiste como sendo importante para ti.

Perguntas interessantes a fazer:

  • Que ações devo evitar repetir?
  • Que comportamentos devo evitar repetir?
  • O que faço agora e me afasta da minha meta?
  • O que não faço agora e me afasta da minha meta?

Let’s go!

Depois de tudo definido, é tempo de te “desligares” do teu objetivo final e focares-te apenas no presente, nos detalhes da tua PRÓXIMA ação, do teu PRÓXIMO passo.
E porque tudo o que fazes começa com um pensamento, cujo controlo está do teu lado, questiona-te a cada início de semana, a cada início de dia, a cada início de treino:

  • Como devo orientar os meus pensamentos para estar focado AGORA?

Be 5.7!

Living Really Everyday,

Elisabete
Coach Emocional
Liverealtoday.com