Como potenciar o treino através da alimentação

Como potenciar o treino através da alimentação

Como atleta de Crossfit precisas de estar mais atento à tua dieta para que possas prevenir lesões e otimizar a recuperação do teu corpo. Estás a praticar um desporto de alta intensidade, logo, o teu corpo é submetido a um grande desgaste.
Os alimentos que compõem a tua dieta, têm um grande impacto no teu desempenho atlético e podem atrapalhar ou melhorar o teu progresso.

Qual é a matéria prima do nosso corpo? Isso mesmo, nutrientes!

Já deu para perceber que aquilo que colocas na tua boca é o que te vai permitir recuperar e aumentar a massa muscular ou o que poderá promover o aparecimento de uma lesão ou retardar a recuperação. Aliás, acredito que muitas das lesões que acontecem no desporto seriam evitáveis se os atletas tivessem um bom acompanhamento nutricional.

As dietas pobres em nutrientes, ou seja, dietas ricas em alimentos demasiado processados e cozinhados, açúcares, proteína de má qualidade e baixa ingestão de vegetais, não te vão ajudar a atingires os teus objetivos de treino. São alimentos inflamatórios e, sendo a recuperação muscular um processo inflamatório, não faz muito sentido por mais lenha na fogueira.

Alguns (mais novos) poderão ainda não observar uma recuperação difícil do pós-treino porque ainda têm a idade do seu lado e as reservas de nutrientes ainda estão em alta. Para os mais velhos (como eu!), lamento, mas envelhecer tem o benefício de termos de cuidar melhor de nós 😛

Agora que já sabes o que deves evitar, vamos ao que deves privilegiar!

É importante que o teu prato seja composto por:

  • Proteína de boa qualidade para que possas construir novo músculo;
  • Uma grande quantidade de vegetais que funcionam como a tua dose de minerais e vitaminas e que permitem prevenir lesões articulares;
  • Uma boa fonte de gordura que serve como a tua fonte de energia, além de ajudar a baixar a inflamação (esta não estavas à espera 🙂 ?);
  • E uma pequena porção de um carbohidrato que só serve mesmo para teres energia rápida.

Estudos demonstram que alimentos como beterraba, cordyceps, óleo de coco, frutos vermelhos, água de coco, proteína de alta qualidade, sementes de chia e espinafres são alguns dos melhores alimentos disponíveis para os atletas devido à sua composição nutricional. São, por isso, alimentos que deves adicionar à tua dieta de forma diária.

Que alimentos ingerir como pré e pós-treino?

Pensa no alimento como o teu combustível e como a tua fonte de recuperação. Como pré-treino podes escolher entre duas fontes de energia: carboidrato e gordura.
Os carboidratos fornecem-te energia rápida o que significa que terás de os consumir 15 minutos antes de iniciares o treino para que possas beneficiar do seu consumo durante o esforço físico, caso contrário, o teu corpo irá armazená-los como gordura.

Exemplos de um carboidrato: uma banana ou uma barra energética.

A gordura é uma escolha mais inteligente, porque é uma energia mais duradoura e podes até juntá-la com um hidrato. Podes consumir 30 minutos antes do treino.
Exemplos: mousse com meio abacate e meia banana; tosta com manteiga de amêndoa; ​café turbinado​.

No final do treino, e para ajudar à recuperação muscular e articular, e para repor os sais minerais no organismo, podes tomar um batido de proteína de boa qualidade com água de coco e 1 punhado de frutos vermelhos ou uma colher de açaí em pó. Este cocktail tem tudo o que precisas.

Além de tudo isto, é importante manter uma boa hidratação ao longo dia e um estilo de vida saudável para ajudar a maximizar o teu progresso e desempenho. Minimizar os níveis de stress, desistir de hábitos pouco saudáveis ​​e garantir um bom descanso e sono de qualidade pode fazer muita diferença nas tuas metas de condicionamento físico e na tua saúde em geral.

Se estiveres a lidar com alguma lesão, também tenho boas notícias para ti! É possível acelerar a recuperação através da toma de alguns suplementos alimentares. Se tiveres com um desafio destes, fala comigo 😉

Be 5.7!
Living Really Everyday,

Marta
Coach Alimentar e de Saúde Liverealtoday.com