Carne de criação e caça

Carne de criação e caça

Galinha, peru, ganso, perdiz e faisão são uma boa fonte de proteínas, de fácil digestão que deverá incluir na sua alimentação.

As suas características nutricionais variam de ave para ave, mas no geral são boas fornecedoras de zinco, ferro, vitamina B1 e gorduras monoinsaturadas. Apresentam ainda interessantes quantidades de tirosina, um aminoácido importante que é utilizado pelo cérebro para a concentração, através da produção de dopamina e noradrenalina.

O ganso é uma ave naturalmente gorda, pelo que deverá retirar a sua pele antes de cozinhar. O frango e o peru são as carnes brancas mais consumidas. A sua riqueza em proteínas e o seu sabor neutro, tornam-se excelentes alternativas para quem apresenta problemas de peso. O peru é ainda rico em triptofano, importante para a sensação de bem estar. O faisão é muito rico em ferro e vitaminas B6, B12 e B2, vitaminas importantes para o sistema nervoso.

Este tipo de carne apresenta benefícios pois previnem algum tipo de doenças como a anemia, depressão e ainda melhoram o seu humor.

Carolina Fontes
Nutricionista
Membro Activo da Ordem dos Nutricionistas – 1585N