Dieta Paleo

Dieta Paleo

Uma “moda” que surgiu há algum tempo, que tem cada vez mais adeptos. Mas será este tipo de dieta adequada a si?
Vamos saber um pouco mais sobre esta dieta.

A dieta do paleolítico, tal como o nome sugere, remonta à alimentação na era do paleolítico, comummente conhecida pela idade da pedra (lascada), onde se caçava para comer e apenas alimentos da época.

Como não havia alimentos processados, esta dieta não permite assim este tipo de alimentos, bem como açúcar, laticínios, leguminosas, batata, basicamente os hidratos de carbono. Pelo contrário permite (e muito), carne, aves, peixe, marisco, vegetais, frutas.

Sendo assim os únicos hidratos de carbono disponíveis são mesmo da fruta e de alguns legumes. Esta teoria é defendida, porque grandes quantidades de açúcar causam doenças como diabetes, doenças cardíacas, por aumentarem os níveis de açúcar, e consequentemente os níveis de insulina. Assim sendo, são permitidos apenas frutos com baixo índice glicémico, por permitirem aumentos lentos de açúcares no sangue. São permitidas elevadas quantidades de fontes proteicas como a carne, peixe e ovos. Por ter um efeito mais saciante.

Além disso esta dieta cumpre o princípio da alcalinidade, ou seja, como esta dieta possui muita proteína e gordura, é necessário equilibrar o ph, consumindo legumes e frutas pelo seu poder alcalino.

Esta dieta tem os seus pontos e favor e contra. Podem ajudar pessoas com determinadas doenças, como a diabetes, onde têm de controlar a ingestão de hidratos de carbono, mas por outro lado, são dietas difíceis de manter pela falta de hidratos de carbono, e consequente energia. Existe ainda a possibilidade de adaptar esta dieta, permitindo o consumo de alguns alimentos, respeitando a filosofia da dieta paleolítica. Neste caso alimentos como batata doce, leguminosas, queijos brancos são permitidos.

Lembro sempre que não vá em dietas da moda. A melhor dieta é a sua, que será prescrita para si, tendo em conta as suas necessidades energéticas e gostos.

 

Carolina Fontes
Nutricionista

Membro Activo da Ordem dos Nutricionistas – 1585N